PREFEITURA SE PREPARA PARA PAGAMENTO DO PISO SALARIAL DE ENFERMAGEM NO MUNICÍPIO DE CHORROCHÓ-BA

O Prefeito de Chorrochó Srº Humberto Gomes reuniu-se nesta quarta-feira, 11 de outubro, na Câmara Municipal de Vereadores com o Secretário Municipal de Saúde, Leandro Pires, bem como como todos os enfermeiros que atuam no município.O tema na reunião foi o pagamento do piso nacional da enfermag e sobre o repasse de R$ 4,6 milhões do Ministério da Saúde para efetivar o pagamento do piso dos profissionais de Enfermagem. A partir de agora, o Município tem o prazo de 30 dias para pagar a esses profissionais.O Prefeito Humberto explicou que, segundo a Portaria GM/MS 1.135, de 16 de agosto de 2023, do Ministério da Saúde, esse montante destina-se ao pagamento dos profissionais relativo aos meses de maio, junho, julho e agosto. “No entanto, ainda não é possível afirmar se os valores serão suficientes, pois é necessário analisar a planilha disponibilizada pelo Ministério, junto ao Sistema InvesteSus, onde constam as previsões de repasse por CPF, tanto dos servidores municipais, quanto dos funcionários dos hospitais e instituições contratualizadas com o Município para atendimento via SUS.”
Ainda, segundo o Prefeito, é necessário identificar, exatamente, qual foi a base de cálculo utilizada pelo Ministério da Saúde, que determinou a diferença a ser paga por profissional, para, a partir de então, verificar se os recursos repassados serão ou não suficientes para cobrir a totalidade dos valores devidos a título de complementação para pagamento do piso federal.

O município têm um prazo para analisar os dados disponibilizados pelo Ministério no sistema InvesteSus e apontar eventuais equívocos ou necessidade de ajustes que, se aprovados pelo Ministério, serão regularizados nos repasses subsequentes. Humberto fez questão de enfatizar que essa luta é justa e que a Prefeitura de Chorrochó fará o máximo para garantir o pagamento, mesmo sabendo das grandes dificuldades pelas quais passam as finanças das prefeituras brasileiras.“Melhorar salário e as condições de trabalho dos servidores têm sido a bandeira da nossa gestão, mesmo diante das dificuldades. No caso do piso da enfermagem, vamos analisar os valores repassados pelo Ministério da Saúde e esperamos poder garantir essa conquista aos nossos valorosos enfermeiros”, Frisou Prefeito Humberto Gomes.