Informações do Município

Atualmente o município de Chorrochó tem 10,734 habitantes, a distribuição da população é bastante dispersa e predominantemente rural, concentrando no Distrito de Barra do Tarrachil e nos Povoados de Várzea da Ema, Caraíbas e São José, que são as comunidades de maior população desse município. Tem IDH de 0,589(censo de 2010).

A agropecuária se resume a lavoura de sub existência e a cultura do feijão, cebola, algodão arbóreo, melancia, coco e as criações de caprinos e ovinos ainda se destacam como as principais fontes de renda da região. Porém o volume de produção está diretamente condicionado pelo volume de chuva na região, o que nos leva a imaginar que o município encontra-se com economia bastante fragilizada nesse tempo de longa estiagem. O comércio é feito principalmente nas feiras semanais, nas quais tudo é vendido e comprado. Além dos comerciais ocorridos nos dia de feira, existem os comerciais do gênero atacadista e varejistas.

Hoje a educação de Chorrochó conta com equipe de professoras devidamente qualificada, e dispõe de unidades escolares que oferecem o ensino fundamental I e II na sede do município e em todos os povoados.

Esse município integra a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, e teve o seu maior distrito de Barra do Tarrachil inundado pelas águas da represa de Itaparica, que teve sua comunidade reassentada pela Companhia Hidroelétrica do São Francisco CHESF.

Dados do IBGE

População estimada 2016 11.558
População 2010 10.734
Área da unidade territorial 2015 (km²) 3.005,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) 3,57
Código do Município 2907707
Gentílico chorrochoense
Skip to content