CAMPANHA MUNICIPAL DE COMBATE AO MOSQUITO DA DENGUE,ZIKA E CHIKUNGUNHA

A Secretaria Municipal de saúde através da coordenadoria de vigilância epidemiológica, chama a atenção para o alto risco de epidemia de dengue no município. A administração Pública em conjunto com toda equipe de Saúde, Endemias e Vigilância epidemiológica informa aos munícipes chorrochoenses a gravidade do problema, pedindo a população em geral que tome as medidas necessárias para a prevenção, sendo este o mecanismo mais eficiente no combate ao mosquito causador da doença. A recomendação é não descuidar nenhum dia do ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos em qualquer época do ano. Por isso, a população deve ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito. Até o momento o município de Chorrochó encontra-se em alerta para Dengue, apresentando 32 casos suspeitos, e 05 casos confirmados por laboratório. Tivemos um período de chuvas acentuadas na região o que favoreceu a proliferação do mosquito Aedes, devido ao acúmulo de agua. E dessa forma Precisamos da ajuda de toda a população para que possamos fazermos um trabalho em conjunto no combate ao mosquito.É importante que a população receba bem os agentes de combate às endemias, pois as visitas as residências tem como objetivo inspecionar e orientar como evitar os criadouros de Aedes aegypti. No momento da visita, é realizado o trabalho focal, e perifocal costal e as orientações necessárias ao morador, e se necessário a captura dos focos para análise. Ainda enfrentamos uma grande barreira, pois muitas pessoas que apresentam sintomas compatíveis para a dengue, não procuram atendimento ambulatorial nas unidades de saúde e hospital, dificultando assim o monitoramento de casos. Solicitamos aos munícipes chorrochoenses que se atentem aos possíveis criadouros de dentro das residências, tomando um cuidado extra, não deixando acumular água em recipiente como garrafas sem tampa, pneus e pratos usados para plantas. Neste mês já foi traçado um plano de ações para realização em todo município, com atividades voltadas ao combate ao mosquito Aedes aegypti e a conscientização da população da importância da sua participação para este combate. Eu e você, todos nós na luta contra a dengue. Juntos somos mais fortes!