SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA REALIZOU O CADASTRAMENTO DOS AGRICULTORES EM TODO MUNICÍPIO DO GARANTIA SAFRA-2023/2024

A Prefeitura Municipal de Chorrochó juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura realizaram durante toda semana, um mutirão de cadastramento do Garantia Safra e aquisição do milho através da CONAB. Para garantir que todos os agricultores tenham acesso ao benefício, as equipes da secretaria de agricultura do município de Chorrochó, realizou o atendimento para aquisição do milho e cadastramento na sede da Prefeitura,nos Povoados de Várzea da Ema,Caraíbas,São José e no Distrito de Barra do Tarrachil com o objetivo é superar o número de beneficiados com 100% de aproveitamento possível em todo município.“É importante que o agricultor se inscreva, obedeça os critérios, cumprindo todos os prazos. Para isso, estamos mobilizando os funcionários da secretaria para atender essa população e garantir o benefício a todos”, ressaltou o próprio prefeito Humberto Ramos.

Novidades para os pequenos criadores de animais de todo o país: o Governo Federal aprovou a compra de até 85 mil toneladas de milho para atender o Programa de Venda em Balcão (ProVB), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esta é a primeira aquisição para abastecer os estoques públicos utilizados pelo Programa neste ano. A ação tem como objetivo garantir o auxílio aos pequenos criadores que utilizam o produto na ração animal, por meio de vendas diretas a preços compatíveis aos do mercado atacadista de sua região.

Garantia-Safra – Tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos à perda de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico, situados na área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (SUDENE). Têm acesso ao benefício agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, 1,5 (um e meio) salário mínimo e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão.Vale ressaltar que o Governo Federal,Estadual e Municipal entra com uma contrapartida para o programa.