A Prefeitura Municipal de Chorrochó através da Secretaria municipal de Assistência social e por meio da Coordenadora de Vigilância Socioassistencial do município de Chorrochó, realizou na ultima terça-feira (19/08), uma visita aos equipamentos CREAS Maria de Lurdes e CRAS Alaide, com o intuito de dar continuidade ao mapeamento Socioassistencial – 2025 .A articulação em rede permite desenvolver ações mais estratégicas, eficientes e sensível as realidades locais.
O que é a Vigilância Socioassistencial?
A Vigilância Socioassistencial é uma função da política de Assistência Social voltada para a produção, sistematização e análise de informações sobre as características e demandas da população em situação de vulnerabilidade social. Sendo uma função estratégica, é recomendável que seja formalizada como uma área específica, com profissionais qualificados e estrutura adequada para o desenvolvimento de suas atribuições.
Qual o objetivo da Vigilância Socioassistencial?
O objetivo é apoiar a tomada de decisões, o planejamento e a realização de serviços, programas e benefícios assistenciais, com base em dados que permitam identificar riscos sociais, como pobreza, violência, exclusão e violações de direitos. Ela também monitora a oferta e qualidade dos serviços prestados, garantindo que as ações sejam eficazes e atinjam quem mais necessita.
A qual órgão/setor a Vigilância Sociossistencial deve estar vinculada?
A área de Vigilância Socioassistencial deve estar vinculada à Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas), especificamente nas Secretarias de Assistência Social nos níveis municipal, estadual e federal. Isso garante que as informações coletadas e analisadas sejam diretamente utilizadas para o planejamento, monitoramento e avaliação da política pública de Assistência Social.