REUNIÃO DISCUTE A IMPLEMENTAÇÃO DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES.

A Prefeitura Municipal de Chorrochó conduziu uma reunião de alinhamento essencial com secretários municipais e servidores que se reuniram na prefeitura na tarde dessa terça-feira(27/02) para abordar a Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos. Os participantes do encontro discutiram algumas mudanças da lei federal e a importância da colaboração de todos no processo de implantação da norma. A Lei 14.133/2021 estabelece normas gerais de licitação e contratação para as administrações públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, Estados, Distrito Federal e dos Municípios. A lei de 2021 estabeleceu um prazo de dois anos para que a administração pública possa se adaptar à nova norma. Na reunião o Secretário Jeferson Alcobaça solicitou a colaboração de todos para a fase final de implantação da lei. “Todos nós temos que conhecer e nos adaptar as mudanças da legislação. É fundamental que secretários municipais, chefes de setor e os servidores estejam conscientes das mudanças”, destacou o secretário. Segundo o técnico em Licitações e Contratos Willen Lima, a lei traz diversas mudanças e prioriza o planejamento e a eficiência na administração pública. “A lei exige que o poder público foque no planejamento e na fiscalização das compras e licitações, buscando maior eficiência nos processos e melhor qualidade nos produtos e serviços contratado”, afirmou. Ainda de acordo com o técnico em Licitações e Contratos, diferente de empresas privadas, a administração pública precisa realizar processos administrativos para a compra de produtos ou para contratação de serviços. “A lei que entrou em vigor trouxe alterações para as contratações e novos procedimentos que buscam maior eficiência, economicidade e agilidade nos processos de compras”, explicou Willen Lima.