FESTEJOS DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS PADROEIRO DO DISTRITO DE BARRA DO TARRACHIL.

O Festejo de São Francisco de Assis, Padroeiro do Distrito de Barra do Tarrachil-Chorrochó-BA, é um evento de grande importância e significado para a comunidade local. A Igreja São Francisco de Assis está na comunidade a décadas, desde que foi criada a nova Barra doTarrachil, o que torna essa celebração ainda mais especial, não apenas como um ato religioso, mas também como uma manifestação cultural e histórica que une os pescadores e moradores dali atraindo visitantes das comunidades vizinhas.

O início dos festejos, será dia (25/09/2023) é marcado pela tradicional devoção ao Santo, padroeiro da comunidade. O evento simboliza a devoção e a celebração da presença de São Francisco de Assis na vida de cada Tarrachilense. A programação das novenas, que se estendem ao longo de nove noites, é uma oportunidade para os fiéis se reunirem em oração e reflexão. Conduzida pelo Padre local cada noite é oferecida homenagens a diversas categorias de trabalhadores e pescadores da terra, que são lidas as liturgias e cantos preparados por diversas comunidades locais. Além disso, os ofertório são realizados por diferentes grupos e associações, envolvendo toda a comunidade de Barra do Tarrachil e regiões próximas. O ponto alto das festividades ocorre do dia 3 para o dia 4 de Outubro, o Dia do Padroeiro. Este é um momento de grande devoção, quando a comunidade se reúne para orações e procissão com a imagem de São Francisco de Assis com a realização da Missa Solene na Igreja Matriz. A participação de todos é evidente, e a música e a devoção se misturam para criar um ambiente único e comovente.As atrações musicais, artísticas e culturais são para a comunidade e visitantes. É um momento de celebração da cultura local e um convite para que todos participem dessa festa cheia de tradições e significados. A festa de São Francisco de Assis não é apenas uma celebração religiosa, mas também um evento que fortalece os laços comunitários, preserva tradições culturais e históricas, e enriquece a vida das pessoas que participam dessas festividades. Todos são bem-vindos a se juntar a essa festa linda e cheia de significado.Uma tradição interessante que merece destaque do apoio direto da Prefeitura Municipal de Chorrochó, em nome do Prefeito Humberto Ramos e empenho cultural da Associação dos Pescadores.

Confira a programação das atrações musicais:

Dia 25/09 – Segunda-feira

1ª ATRAÇÃO: “Junior Alves

2ª ATRAÇÃO: “Tiago Moura

3ª ATRAÇÃO: “Naldinho Beira Rio”

4ª ATRAÇÃO: “Brega & Vinho”

Dia 30/09 – Terça – feira

1ª ATRAÇÃO: “Samarony Carvalho” – (Tarde)

2ª ATRAÇÃO: “Zeilton Pizada“- (Tarde)

3ª ATRAÇÃO: “Ricardo Almeida)

4ª ATRAÇÃO: “Eriel Cantor

5ª ATRAÇÃO: “Thiago Aquino