SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZA PALESTRA NA UBS DONA LIDÚ NA CIDADE DE CHORROCHÓ-BA

A secretaria Municipal de Saúde do Município de Chorrochó realizou uma palestra com a nutricionista Lis Possidônio e o enfermeiro Tairone Belfort no dia (29/03/2023) UBS Dona Lidu, teve como intuito sanar as dúvidas e despertar o conhecimento aos pacientes que estavam aguardando atendimento sobre a tuberculose: sintomas, efeitos, cura, diagnóstico e a prevenção, pois ela é uma doença de transmissão aérea e ocorre durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), que lança no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.
Segundo o Portal da Saúde, a tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas.A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.É preciso alertar a população que a tuberculose tem cura, e se alguém estiver com algum sintoma desses, procurar atendimento médico, ou o Psf mais próximo de sua residência.