ENCONTRO DO FÓRUM DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-FETIPA EM JUAZEIRO-BA

Com o objetivo de fortalecer as estratégias e ações de combate ao Trabalho Infantil no Norte Baiano, Juazeiro sediou,no Auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, no bairro João XXIII,o 2º momento do Encontro do Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção do Trabalho infantil no Estado da Bahia (FETIPA), na Macrorregional Norte/Juazeiro para o Combate ao Trabalho Infantil.

Promovido pelo FETIPA em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretarias Municipais de Assistência Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Educação e Juventude (Seduc) e Saúde (Sesau), o evento visou proporcionar o diálogo entre os atores sociais envolvidos com a temática e fomentar o planejamento de ações integradas para o fortalecimento da Rede de Combate ao Trabalho Infantil nas macrorregiões.

Representantes de órgãos públicos e da sociedade civil das cidades de Juazeiro, Salvador, Sobradinho, Abaré, Sento Sé, Jaguarari, Itiúba, Rodelas, Chorrochó e Remanso estiveram presentes no evento, oportunidade em que todos os participantes interagiram através de diálogos, entre si, e com os palestrantes as ações, atividades e tomadas de decisões para o fortalecimento da Rede de Enfrentamento ao Trabalho Infantil nas macrorregiões.

O Fórum

O FETIPA é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do Trabalho Infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho. Composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, integra governos e sociedade no enfrentamento ao problema.

A macrorregião a que Juazeiro pertence está entre as nove macrorregiões pensadas pela FETIPA como forma de mobilização e fortalecimento das ações de Combate ao Trabalho Infantil no estado da Bahia. “Os encontros do FETIPA/BA são realizados em cada uma das macrorregionais por conta de uma estratégia de articulação junto a estas instâncias, para mobilizar os 417 municípios do estado da Bahia. O objetivo é socializar e divulgar informações relacionadas ao Fórum, bem como os demais informes acerca da temática: Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador, fortalecendo o FETIPA e aproximando-o da sociedade de modo geral”, destaca Sandra Faustino.

Trabalho infantil

São consideradas como trabalho infantil as diversas atividades econômicas ou atividades de sobrevivência realizadas por crianças ou adolescentes em idade inferior a 16 anos. Durante o encontro, entidades e sociedade civil debaterão com o poder público as formas de prevenção, erradicação da exploração do trabalho infantil precoce, o papel da proteção social e os meios de combatê-las, para que sejam oportunizadas cada vez mais dignidade e cidadania às crianças, adolescentes e suas famílias.

.Participaram representantes dos seguintes órgãos municipais de Chorrochó-BA.

✅ Secretaria de Saúde:
Juciara Novais;
Joselia Menezes;

✅ Secretaria de Educação:
Silaine Nascimento;

✅Conselho Tutelar: