SEMANA NACIONAL EM COMBATE EM HIPERTENÇÃO ARTERIAL NA CIDADE DE CHORROCHÓ-BA

0

Para marcar a passagem do Dia nacional do combate a hipertensão arterial Nutricionista, do nasf , realizou nessa ontem quarta-feira (27/08) uma palestra sobre um dos vilões da má alimentação: a hipertensão arterial. Falando para acompanhantes e pacientes na unidade de saúde Dona Lidu, a nutricionista Lis Possidonio falou sobre alimentação saudável e os males provocados pelos alimentos industrializados, que têm relação direta com a hipertensão.
A hipertensão arterial, a conhecida “pressão alta”, ocorre quando a pressão do sangue aumenta dentro das artérias. Ela tem relação direta com a alimentação. Hábitos alimentares saudáveis podem diminuir bastante as chances de uma pessoa se tornar hipertensa. Muitas vezes ela pode ser Silenciosa, a hipertensão e não apresentar sintomas e seu descontrole pode resultar em infarto, derrame e problemas renais.
Durante a palestra foram esclarecidos os mitos e verdades sobre a hipertensão arterial, como o consumo de sal e açúcar na alimentação. O perigo dos alimentos industrializados, que geralmente possuem mais sal como forma de prolongar o tempo de conservação, foi um dos alertas feito na conversa. Por isso, segundo ela, “as pessoas precisam, hoje, aprender a descascar mais e desembrulhar menos: usar temperos naturais, deixar de lado os enlatados e embutidos em geral”.

“A hipertensão arterial é considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, devido à grande quantidade de pessoas afetadas por essa doença e à dificuldade que muitos desses indivíduos encontram em controlá-la.O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre formas de prevenir a doença, alertar sobre os principais sintomas da hipertensão e identificar quem precisa buscar tratamento.

Compartilhar...
Skip to content