SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE REALIZOU O MUTIRÃO DE LIMPEZA CONTRA A DENGUE NA CIDADE DE CHORROCHÓ-BA

A Prefeitura de Chorrochó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e das Coordenações de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Atenção Básica, realizaram na última quinta-feira(10/03) e sexta-feira (11/03), mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zica e Chikungunya.

A ação se concentrou na sede da cidade de Chorrochó, pois é onde apresenta o maior número de casos notificados. As equipes dos agentes de endemias e de saúde, juntamente com, funcionários das secretarias (saúde, educação, agricultura, infraestrutura, administração, e limpeza), contando com a presença dos secretários Sheila Araújo, Jefferson Alcobaça e Darlan Sertão, do prefeito Humberto Gomes, e de voluntários, entre eles, Júnior Moreno, que nos apoiou com a sonorização do nosso evento.

Foi realizado um mutirão de limpeza, onde foi feito o recolhimento dos lixos, e entulhos nos terrenos baldio, com a utilização de tratores e caçamba, com o objetivo de orientar a população, enfim, “Vamos fazer todo um trabalho para que o mosquito da dengue seja combatido em nossa cidade”, explica a coordenadora do Departamento de Vigilância Epidemiológica. A coordenadora ainda explica que a mobilização foi realizada em conjunto. Em cada bairro que visitamos, queremos muito a participação da comunidade local, para que seja um combate diário contra os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que a comunidade contribua através de medidas simples, como o descarte correto dos materiais que podem acumular água parada.

Agradeço a todos que se comprometeram com essa ação, bem como os moradores das localidades visitadas, que por sua vez, descartaram pneus não utilizados, garrafas, entre outros materiais que servem de criadouros ao mosquito.

A secretária de saúde Sheila Araújo faz um alerta a população, se acaso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações, deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima.