PREFEITURA DE CHORROCHÓ E IBGE FAZEM A PRIMEIRA REUNIÃO DE PLANEJAMENTO PARA O CENSO 2022

A Prefeitura Municipal de Chorrochó sediou, na tarde desta quarta-feira(02/02/2022),a primeira reunião de planejamento do Censo Demográfico 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A nova contagem populacional, que vai fornecer informações socioeconômicas atualizadas, contará com o apoio da administração municipal e gerará vagas de trabalho temporário no município.“As informações do Censo 2022 nos ajudam no planejamento da cidade, a pensar políticas públicas na saúde, na educação, na área social, no saneamento básico, nos mais diversos setores. O IBGE tem todo o nosso apoio e peço apoio também aos empresários, à nossa população como um todo, para que atendam o instituto, abram suas portas para o Censo”, disse o Secretário de Administração Jéferson Alcobaça.

A coordenadora censitária do IBGE, Sabrina P. De Sá explica que esta foi a primeira Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 e que a coleta de informações junto à população ocorrerá na data de 1 de agosto de 2022, com previsão de duração de três meses.

À princípio, o Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia do Covid-19. Com perspectiva de retomada plena o quanto antes fosse possível, o IBGE não parou de planejar e continuou com os preparativos da pesquisa populacional. O primeiro CENSO realizado no Brasil foi em 1872 e, a partir do segundo, datado de 1990, passou a ocorrer a cada dez anos. O último levantamento do tipo feito pelo Instituto foi feito em 2010.