COVID-19:SECRETARIA DE SAÚDE DE CHORROCHÓ EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE POLÊMICA NO MUNICÍPIO

0

Segundo informações colhidas com o paciente, sua família e seus contatos, os fatos conhecidos pela Secretaria de Saúde são os seguintes:

O paciente em questão chegou ao município por volta das 22h do dia 03/05. Veio acompanhado de mais uma pessoa e uma terceira foi encontrar os dois em uma parte do trajeto.Ele ficou em isolamento social desde a chegada, sozinho em seu domicilio.No decorrer da semana, foi avisado pela empresa que possui vínculo empregatício que deveria retornar ao trabalho e a viagem de volta estava marcada para o dia 15/05/2020.

Por não ter tido contato com nenhum familiar, o mesmo optou por realizar um exame sorológico, para ter mais segurança em se expor à família antes do seu retorno. Esse fato não foi comunicado, indicado ou autorizado pela Secretaria de Saúde.

A família relata que o exame foi realizado na quinta feira 14/05 em Paulo Afonso. O paciente não fez solicitação de transporte para essa viagem e optou por ir em carro particular, acompanhado de mais 3 pessoas. Na noite anterior, 13/05, o paciente que até então estava sozinho, foi acompanhado de familiar.

Ao retornar, o paciente permanece em isolamento, desta vez acompanhado de familiar. Isso foi indicado pelo fato do mesmo ter vindo de outro Estado, realizado uma viagem passando por vários lugares com transmissão comunitária de coronavírus e além disso ter ido à Paulo Afonso, mais um local com transmissão comunitária, o que configura uma nova exposição e a necessidade de mais um período de quarentena.

No dia 15/05, o resultado ficou pronto e esse foi o momento que este órgão tomou conhecimento de toda essa seqüência de fatos, pois o paciente pediu ajuda para interpretar o resultado. Desde quando o paciente chegou à Chorrochó, até o presente momento, não apresentou nenhum sintoma compatível com o COVID19. Desta forma, antes desse resultado, seria impossível alertar a população de uma coisa que teoricamente não estava existindo. Imediatamente a equipe de vigilância epidemiológica fez as orientações ao caso e iniciou o processo de identificação e monitoramento dos contatos.

O resultado do paciente apresente que o anticorpo IGM, que indica doença ativa, estava como NÃO REAGENTE. E o anticorpo IGG, que indica memória imunológica, estava como REAGENTE. Na teoria isso significa que o paciente não está doente, mas já esteve.

O problema todo do Coronavírus, é que esse microorganismo não oferece certezas absolutas em resultados de exame, em tratamento, em imunidade, em transmissão e em nenhum fator envolvido no processo saúde-doença.

As medidas diante do problema, adotadas em comissão, com apoio da Base Regional de Saúde são as seguintes: quarentena de 14 dias para o paciente e todos os seus contatos, realização de nova testagem, desta vez usando o método RTPCR para afastar a possibilidade de doença ativa, para assim, tranquilizar toda a sociedade que se vê envolvida nesse processo.

Reiteramos que até o momento todas as medidas adotadas foram realizadas sem exposição dos profissionais de forma inadequada.

A população precisa entender que é a chave principal no combate ao coronavírus, todos os setores da saúde estão disponíveis para orientação em caso de dúvidas. O momento é de isolamento social, nenhum individuo que pode ficar em casa deveria estar transitando nas ruas.

O coronavírus não tem cara mas tem conseqüências que podem ser graves. Nesse momento o que mais precisamos é de apoio entre os cidadãos.Devemos deixar de lado os preconceitos, as ofensas com as possíveis pessoas envolvidas no caso ,opções políticas e nos unir para o bem comum: ficarmos todos bem e protegidos. União é a palavra que deve permanecer! Se cada um fizer sua parte, junto faremos o todo.

A Coordenadora Geral de Enfrentamento ao Covid-19, Sheila Araújo, se manifestou sobre o assunto. Assista o vídeo.

Portal Formosa – Fonte: AscomPMC

Compartilhar...
Skip to content