Secretaria Municipal de Saúde de Chorrochó faz Barreira Sanitária nas vias do Município

A Organização Mundial da Saúde – OMS classificou, em 11 de março de 2020, que o COVID-19, nova doença causada pelo novo vírus (denominado SARS-CoV-2), é uma pandemia, “Doença que já se espalhou pelo mundo”. A cada dia, têm se confirmado novos casos de pessoas contaminadas com o COVID-19 em todo o território nacional e também no Estado da Bahia. A preocupação para que o vírus não circule no território do Município de Chorrochó, trouxe a necessidade da Secretaria Municipal de Saúde realizar Barreira Sanitária nas vias de entrada e saída da cidade. Com sua equipe, a Secretária Municipal de Saúde, Sheila Araújo, participa ativamente das ações formuladas para luta contra o Coronavírus.

A Barreira Sanitária tem como finalidade: identificar pessoas com possíveis sintomas da doença, orientar as medidas de prevenção e, principalmente prevenir a circulação do CIVID19. A Barreira Sanitária estará presente nas vias do município por 15 dias e pode ser prorrogada conforme o comportamento da Pandemia.

Até o momento não há casos notificados no município, mas a Secretaria de Saúde faz alerta toda população! A melhor forma de impedir que o COVID 19 chegue até o município, é a adoção das seguintes medidas: ficar em casa; não viajar; não ter contato com pessoas que viajaram ou chegaram a pouco tempo de viagem; lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, cobrir com o cotovelo boca e nariz ao tossir ou espirrar e evitar aglomerações de pessoas em filas de banco ou supermercado.
“ Estamos seguindo todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde- OMS, e nos preparando a cada dia, para enfrentar essa luta contra o COVID 19. Chamamos atenção para os grupos de risco: pessoas idosas, pessoas que tem hipertensão ou diabetes, fumantes e que tem imunidade baixa. Nos casos de aparecimentos de sintomas como: dor de garganta, tosse, febre e coriza, orientamos a procurar o posto de saúde mais perto de você, o hospital só deverá ser procurado nos casos em que houver dificuldade para respirar. Estamos trabalhando incansavelmente para que o coronavírus não circule em nosso território .” Diz Sheila Araújo. A atitude social é protagonista nessa luta! Se cada um fizer sua parte, juntos faremos o todo. Finaliza a Secretária de Saúde.