6ª Conferência Municipal de Saúde é realizada com sucesso em Chorrochó-BA

A Secretaria Municipal de Saúde de Chorrochó, promoveu nesta terça-feira(30/04), à 6ª Conferência Municipal de Saúde, que abordou a temática “Democracia e Saúde”, contou com a participação do Prefeito Humberto Gomes, primeira dama Ivone Eunice, Secretária de Saúde, Sheila Araújo, representantes do Poder Legislativo, Secretários(as), conselheiros de saúde, conselheiros tutelares,profissionais de saúde, estudantes, Sindicatos e comunidade.O principal objetivo da Conferência Municipal de Saúde foi contribuir para para o fortalecimento das Políticas Púbicas no SUS, na instância local, à medida que reúne gestores, profissionais e usuários, afim de discutir gerenciamento e prestação de serviços.Antes das atividades foi oferecido um café da manhã para os participantes.As atividades da conferência tiveram início com o credenciamento, depois foi realizada a formação da mesa de honra seguida da execução do hino nacional e municipal.

Os trabalhos da conferência foram abertos pela Secretária Municipal de Saúde, Sheila Araújo que falou sobre a importância da Conferência e da presença de todos para fomentar essa discussão em seguida agradeceu as contribuições de cada um.

A coordenadora de atenção básica Senhorita Natália Fonseca falou da importância da realização da 6ª conferência municipal de saúde cujo tema é “Democracia e Saúde”

A Representante do Conselho Municipal de Saúde Dona Benedita Firmino, falou da importância da Conferência e elogiou a secretária e o gestor pelo bom desempenho, carinho e dedicação com a saúde do Município.

Em seguida o Prefeito Humberto Gomes fez o uso da palavra agradecendo a presença de todo e falou dos avanços da saúde no município.

Os eixos temáticos:
Saúde como direito, consolidação do SUS; Democracia; e Financiamento, foram abordados pela palestrante, Senhora Alderisa Leite, Representante da Base Operacional de Paulo Afonso, na sua palestra: “Democracia e Saúde”.Na oportunidade a profissional com vasta experiência em saúde pública fez uma reflexão sobre a constituição do SUS a partir da Constituição Federal de 1988, os princípios da universalidade, equidade e integralidade, os níveis de atenção e deu ênfase a problemática do financiamento, considerando que o Sistema tem um aporte financeiro tripartite, com recursos da união, estados e municípios.Após a palestra os participantes foram divididos em três grupos para debater e elaborar as propostas a nível municipal, estadual e federal. I-Saúde como direito, II-Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS);III-Financiamento adequado e suficiente para o SUS.As propostas serão encaminhadas para a etapa estadual, na X Conferência Estadual de Saúde.

Coordenadora Geral: Sheila Jaqueline Miranda Araújo;

Coordenadora Adjunta: Natália Fonseca de Souza Barbosa;

Relatora: Gilca Maria de Moraes Silva;

Secretária Geral: Márcia Maria Barros de Lima Silva;

Secretária Adjunta:Rejane Cristina Bahia da Silva;

Coordenadora de Articulação: Priscila Miranda Barros;

Coordenadora de Acolhimento: Laura Grazielle Barbosa da Silva Firmino;

Coordenadora de Credenciamento: Maria José Oliveira de Souza;

Coordenador de Comunicação: Antônio Sandro do Nascimento Freire.

Prefeitura Municipal de Chorrochó-Ba