Secretaria de Assistência Social realiza 1º Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Prefeitura Municipal de Chorrochó através da Secretaria de Assistência Social (CREAS,CRAS,) em parceria  com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Saúde, Conselho Tutelar, CMDCA e o Colégio Municipal Senhor do Bonfim,realizaram na tarde desta terça-feira (15) ,o 1° Seminário “FAÇA BONITO” ,iniciativa que tem por finalidade despertar toda a sociedade Chorrochoense sobre o tema através da intensificação de ações de conscientização do dia 18 de maio.

No seminário contou com a presença do Secretário de administração Jéferson Alcobaça representando o prefeito Humberto Gomes, Delegada de Polícia Drª Lucynalva Freire, Secretária de Assistência Social Nicélia Fonseca, Diretores das Escolas, Conselho Tutelar, Coordenadora de atenção básica Natália Fonseca, Coordenadora do VIEP Larissa Gomes,Professores, Pais e Alunos.

A Assistente Social do CREAS, Joyce Alcobaça, fez a abertura do seminário abordando a importância do referido evento e convidou as autoridades presentes para compor a mesa.

Após composição da mesa, com a palavra, a secretária de assistência social, Nicélia Fonseca, fez uma explanação sobre tema, abordando a importância do trabalho em rede, agradecendo a todos os setores envolvidos no processo do evento e reforçando a importância do combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes por todos.

O Secretário de Educação elogiou o seminário e comentou sobre o tema de combate e exploração contra crianças e adolescentes “ Na minha área da educação caso ocorra algum caso desse, não medirei esforços e levarei até a justiça” disse

O Secretário de Administração Jéferson Alcobaça comentou sobre o tema e ressaltou a importância da família fortalecida para que casos como abuso e exploração sexual sejam evitados em nosso município. No ensejo, abordou que o Gestor Municipal, Humberto Gomes Ramos, tem a sensibilidade para a causa e está sempre comprometido com as ações da Assistência Social.

Após as falas, a assistente social, Joyce Alcobaça, inicia as demais atividades do Seminário, chamando a primeira apresentação.

Apresentação das Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

Posterior a apresentação do SCVF, A Psicóloga do CREAS, Edjane Menezes, falou sobre o dia 18 de maio, abordando os motivos pelo qual se realiza movimentos em combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes nesta data. Ao final, a Psicóloga fez uma dinâmica com os ouvintes do Seminário.

A Conselheira Tutelar Mirivânia Dantas falou sobre o Conselho Tutelar, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, e falou sobre a leis e onde devemos denunciar.

A Delegada de Policia Drª Lucynalva Freire explanou sobre as Leis relacionadas a temática abordada e como recorrer a Delegacia para denunciar casos suspeitos ou confirmados de Violência Sexual de Crianças e Adolescentes, abordando quais procedimentos são adotados.

Após fala da Delegada, é realizado Apresentação dos Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV

No encerramento, a Secretária Municipal de Assistência Social, Nicélia Fonseca, Agradece a todos presentes e ressalta que o combate a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes é de responsabilidade de todos,Governo e Sociedade juntos.

“Um novo tempo, uma nova história”