Profissionais da saúde inicia campanha contra hanseníase e verminoses na escola do Sitio dos Bahia.

Com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos da doença, a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza informações nos Postos de Saúde, Hospital por meio de cartazes, folhetos, agentes comunitários de saúde, divulgação na internet,rádios,carros de som e jornais.

Os profissionais da equipe da UBS Dona Lidu na manhã de hoje terça (17) realizaram atividades da Campanha de Hanseníase e Verminoses na escola Nossa Senhora do Rosário, sítio dos Bahia. As atividades da campanha no município foram iniciadas desde o mês de março e seguem até o dia 30 de junho e incluem mobilização e orientações aos professores e pais, subsidiadas por material didático, além da oferta da dose do antihelmíntico e do preenchimento de formulário do método espelho. O público alvo são estudantes de 05 a 14 anos.

Todas a equipes da unidade de saúde familiar Dona Lidu estão em atividades, nas Escolas. De acordo com a enfermeira chefe Maraisa, primeiramente foi feita uma distribuição dos formulários pedindo a autorização dos pais ou responsáveis pelos alunos, para que as crianças pudessem ser examinadas pelas equipes. “É importante que os pais compreendam como funciona a campanha e como ela pode contribuir para detectar e tratar estes problemas, a exemplo da hanseníase que os sintomas são silenciosos e por isso o diagnóstico exige métodos cuidadosos. No combate as verminoses, se não houver recusa dos pais, os estudantes estão aptos a receber dose única de Albendazol e para o tracoma é feito o exame direto nos olhos”, explicou a enfermeira.

“Um novo tempo, uma nova história”