Prefeito Humberto Gomes participa da reunião com Moradores para discutir a implantação do dessalinizador na Comunidade do Sítio dos Bahias.

Na manhã desta quinta-feira (12), o Prefeito Humberto Gomes juntamente com Secretários, Vereadores da base e Moradores reuniram-se para tratar da implantação do sistema de dessalinização que integra o Programa  Água Doce na Comunidade do Sítio dos Bahia.

A assistente social da CERB Srª Glauciane fez uma explanação do dessalinizador e explicou que com o programa será possível tornar os sistemas de dessalinização autossustentáveis, por meio da capacitação de agentes locais multiplicadores. “Toda localidade deve se comprometer com a manutenção de todo o sistema, já que a gestão será compartilhada entre a Prefeitura de Chorrochó, Governo do Estado e moradores, o programa ainda tem o compromisso de garantir o uso sustentável dos recursos hídricos promovendo a convivência com o semiárido a partir da sustentabilidade ambiental”, explicou.

Para o Prefeito Humberto, presenciar os avanços nessa comunidade é uma felicidade. “ O Sítio dos Bahia é uma localidade muito habitada, porém distante da sede do município, por esse motivo ficamos imensamente felizes em presenciar os avanços que o governo tem proporcionado para a comunidade,o objetivo do programa é exatamente este que as pessoas tenham qualidade de vida e água de boa qualidade,quando a gente realiza uma ação como essa, a gente quer que as pessoas vivam bem,então, esse é o foco do nosso  governo municipal”.

O Secretário Municipal de Educação Joaci Campos lembrou da luta empreendida pelo Prefeito Humberto e pelos Vereadores Darlan de Sertão e Noélio Alves e o quanto a gestão de Humberto Gomes tem priorizado a questão do abastecimento de água potável para toda a população por entender que o nosso povo sofre muito com as longas estiagens e seria desumano não ter essa bandeira como prioridade.Após discussões e esclarecimentos de duvidas ficou o acordo de gestão compartilhada do sistema de dessalinização dessa localidade, executado pelo Programa Água doce/MMA e obedecerá as seguintes regras de funcionamento expressas no acordo ,firmado entre os membros da Comunidade, a Secretaria de Recursos Hídricos e  Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente(SRHQ/MMA, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e a Prefeitura Municipal de Chorrochó.

A Comunidade se fará representar por um grupo gestor, formado por 5 componentes membros da Comunidade, todos eleitos democraticamente.

Prefeitura Municipal de Chorrochó-BA

“Um novo tempo,uma nova história”