Dia D da mobilização contra a Dengue na cidade de Chorrochó

A Secretaria Municipal de Saúde, através do PSF Sede Dona Lidu em parceria com o NASF, Endemias com o apoio da equipe da limpeza pública intensificando se múltiplas ações de enfrentamento à Dengue, alertando diretamente a população quanto ao risco da doença e sobre a responsabilidade que todos têm na eliminação dos focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, realizaram na manhã desta Quinta-feira (22), O dia D de mobilização contra a dengue.

As atividades têm como objetivo fortalecer o envolvimento da comunidade no combate ao mosquito, transmissor da dengue, zika e chikunguya.

Além do trabalho de rotina, a equipe realizou uma mobilização pelas principais ruas da cidade onde foram detectados os maiores focos e números de casos notificações de dengue. As atividades são voltadas à orientação no combate à dengue, orientação, recolhimento de objetos que possam acumular água parada nas ruas, investigação das áreas de riscos. O foco principal era chamar a atenção da população sobre os riscos que os mesmo correm após período das chuvas.

Segundo Edimar Carvalho Coordenador da Atividade, durante essa mobilização que aconteceu nas Ruas Alto Novo, Contorno e Aureliano foi possível perceber a vulnerabilidade da população muitos pneus, garrafas, caixas, fossas abertas e diversos recipientes foram encontrados no meio das ruas mostrando que devemos analisar e traçar mais ações preventivas e educativas para orientar a população.

Para a Coordenadora da Proteção Básica a ação de combate ao aedes aegypti precisa do apoio de toda população conscientizando-se da importância em evitar ambientes que ajudem na proliferação do mosquito. Muitos cobram a limpeza nas ruas, porém hoje observamos que o lixo que recolhemos foi principalmente nos terrenos baldios, cada um é responsável pela limpeza do seu terreno. Nós fizemos esta ação hoje, mas cada um deve está observando sua casa pra evitar focos. Vamos abraçar essa causa e evitar que tenhamos outro surto de dengue, zika e chikungunya que enfretamos em 2015.

Sheila Araujo Secretária Municipal de Saúde Parabenizou toda equipe. A ação foi bastante importante, a população precisa se unir com os agentes de saúde, endemias e limpeza para ajudar combater o mosquito, são essas medidas simples no dia a dia que fazem a diferença. Acs Edimar Carvalho e
Equipe PSF Dona Lidu