“Campanha Janeiro Branco” , incentiva sobre os cuidados com a saúde mental na cidade de Chorrochó-Ba.

A Prefeitura Municipal de Chorrochó, por meio da Secretaria de Assistência Social juntamente com o CRAS , realizaram ações da campanha ” Janeiro Branco”. O evento ocorreu esta semana na cidade e reuniu equipes de psicólogos e outros profissionais.Esse foi o primeiro “Janeiro Branco” da Assistência Social

A programação incluiu a distribuição de panfletos explicativos,fitinhas brancas e rodas de conversas sobre o tema no Hospital Mônica Silvany Gomes,PSF Dona LIDU, em repartições públicas da cidade, como na prefeitura e demais secretarias.

No decorrer da semana que passou, um dos assuntos em pauta foi à importância do cuidado com a saúde mental e emocional, pois são esses os principais fatores que proporcionam o equilíbrio do ser humano. Também, sobre a angústia, a ansiedade, insônia, são alguns sintomas presente na vida de muitas pessoas, porém se presentes na maior parte do tempo e se não tratados de forma devida podem acabar evoluindo para um quadro mais sério, como por exemplo, Transtornos de Ansiedade, Depressão e até mesmo Síndrome de Burnout (esgotamento no trabalho).

Segundo a psicóloga Paula Caldas, ainda foi discutido a empatia com o próximo. “Não quer dizer que devamos somatizar o problema alheio, mas sim, antes de qualquer julgamento, se por no lugar do próximo, ouvir de forma adequada e, principalmente, ter cuidado com o que for aconselhar isso não só pode, como fará uma grande diferença para a pessoa que busca ajuda,” destaca.

A psicóloga Edjane classificou o evento como sucesso. Ela relata que a equipe conseguiu abranger um número significativo de pessoas, através das mídias, mas principalmente foi possibilitado aos servidores de vários setores , um momento de parada em suas rotinas para dar espaço para a saúde mental. “As intervenções realizadas me levaram a pensar que não é preciso fazer um “mega evento” para gerar algum tipo de impacto. Se você pedir alguns minutos para as pessoas pensarem em suas vidas, relações, emoções, elas te dão espaço pra isso: entram na brincadeira, riem de si mesmas, escutam com atenção, refletem, e de alguma forma, te dão respostas. ,concluiu .Participaram do evento Edjane Menezes,Sheila Suze,Paula Caldas, Juciara Novaes,Nádia Patrícia,Nicélia Fonseca,Joice Alcobaça,Edson Ribeiro e Ana Célia.

“Um novo tempo,uma nova história”