Secretaria de Saúde realiza entrega de próteses dentárias para População Chorrochoense

A Prefeitura Municipal de Chorrochó, através da Secretaria de Saúde, vem realizando várias entregas de próteses dentárias para os moradores do Município. Somente neste mês de dezembro, foram entregues 106 próteses, devolvendo a função da mastigação e o sorriso, o que aumenta a autoestima pessoal e a qualidade de vida dessa parcela da população. Foram realizada moldagem, plano de cera, prova com dentes e ajustes das próteses.

O processo todo é dividido em etapas, com os procedimentos para realização dos moldes, adequação e instalação das próteses. Primeira etapa a moldagem. Na segunda etapa é a prova em cera. “Na terceira etapa é a prova dos dentes, e a última etapa é a entrega”, explicou a auxiliar de saúde bucal, Roberta. Ou seja, todo o processo demora apenas um mês.

Para conseguir a prótese dentária, o usuário precisa se dirigir ao posto de saúde de sua área e passar por um atendimento odontológico com a dentista. “Ao se dirigir ao PSF da sua região, a dentista vai fazer uma avaliação para saber se o paciente tem algum tipo de tratamento para realizar. O tratamento estando todo concluído, a dentista encaminha o paciente para fazer a prótese”, disse o protético, Dr. Rogério do laboratório de próteses.

O serviço de próteses dentárias grátis passou a ser oferecido no município de Chorrochó através da política nacional de saúde bucal, do programa Brasil Sorridente. O Brasil Sorridente constitui-se em uma série de medidas que têm como objetivo garantir as ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. “Para o paciente, é bastante importante a prótese dentária, pois melhora a qualidade de vida dele e auxilia sua mastigação. Por mais que essas próteses sejam artificiais, o paciente estenderá o tempo de mastigação. E também tem a questão da estética, pois um sorriso bonito é a porta de entrada para tudo. Melhora bastante a autoestima”, finalizou a Dentista Drª Janete.

A equipe estará de volta na cidade de Chorrochó no próximo dia 31 janeiro de 2018.

“Um novo tempo, uma nova história”