Setembro Amarelo:Secretaria de Saúde realiza ações na Campanha contra o suicídio

Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF, está promovendo ações em alusão ao “Setembro Amarelo” mês de conscientização a prevenção do suicídio.

A programação conta com palestras e entrevistas com profissionais da área com objetivo de alcançar o maior número de pessoas informações relacionadas ao tema. Já foi realizado no UBS Dona Lidu e na UBS Mãe Teca no Distrito de Barra do Tarrachil.

A Vereadora Eliete que é estagiária acompanhou as ações no UBS Mãe Teca.

De acordo com a Coordenadora do NASF, Lilia Graciele, as ações estão acontecendo voltadas para a prevenção e atenção à identificação dos sintomas que podem levar ao suicídio. “As equipes estão reforçando a importância do acolhimento, bem como da orientação aos pacientes e familiares, além da divulgação sobre os principais fatores de risco. É importante enfatizar a prevenção, pois o processo envolve cuidados que podem ser observados e evitados com a atenção dos familiares. O mais importante é acolher o paciente sem julgamento, críticas ou preconceito. A dor do paciente, neste momento, precisa ser respeitada”, reforça.

Onde procurar ajuda?

Na Unidade Básica de Saúde Dona Lidu,na cidade de Chorrochó,UBS Mãe Teca no Distrito de Barra do Tarrachil,UBS no Povoado de São José,UBS no Povoado de Várzea da Ema onde pode ser feita a avaliação, acompanhamento e os encaminhamentos necessários.

Setembro amarelo e a importância da prevenção ao suicídio

O dia 10 de setembro é reconhecido como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, por isso, no mês de setembro é realizada a campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, que ocorre desde 2014 e tem como objetivo alertar a população a respeito da realidade dessa questão, no país e no mundo.

De acordo com o site oficial do Setembro Amarelo, o suicídio é um problema de saúde pública, pois, atualmente são 32 vítimas por dia somente no Brasil, esse dado é superior às vítimas de doenças como AIDS e alguns tipos de câncer.

A esperança é o fato de que, segundo a Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. É necessário a pessoa buscar ajuda e atenção de quem está à sua volta. A cada 40 segundos uma pessoa se suicida, sendo a grande maioria homens entre 25 e 34 anos, além disso, o suicídio é considerado a 15ª causa que mais mata a nível mundial.

“Um novo tempo,uma nova história”