Chorrochó realiza a VII Conferência Municipal de Assistência Social

Representantes de diversos segmentos da sociedade Chorrochoense estiveram participando, da VII Conferência Municipal de Assistência Social, do Município Chorrochoense.

A Prefeitura Municipal de Chorrochó por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na manhã desta segunda-feira (28) no Centro Paroquial a VII Conferência Municipal de Assistência Social do município.

O evento teve sua abertura com início às 09:00h, com a composição da mesa diretiva de autoridades, onde se fizeram presentes o prefeito de Chorrochó Humberto Gomes, vereadora Jane de Bento,Vereadora Josete Ribeiro,Raquel Alves representando a Secretaria de saúde,secretária de assistência social, Nicélia Fonseca, presidenta do conselho CMDCA Roberta Nalline, Diana Fonseca representando o Conselho Tutelar,Secretário de infraestrutura João Batista,Secretário de Educação Joaci Campos,Chefe de Distrito Srº DIÓ,Srª Elizabete Souza sendo a palestrante da VII Conferência.Todos os componentes da mesa, falaram sobre a importância desta conferência.Logo após a fala das autoridades tivemos uma apresentação cultural do Coral da Escola Municipal Bento Freire de Souza.

A Secretária Nicélia Fonseca, destacou que a conferência tem por objetivo discutir as melhorias e adequações dos Direitos Sociais dos Usuários, reafirmou o fortalecimento dos direitos garantidos aos usuários, impulsionar os Direitos em si no contexto geral e efetivar/complementar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Assistência Social, em Chorrochó. “considero de suma importância esta conferência. A participação de todos é importante para o bom desenvolvimento da assistência em nosso município, que conta com diversas unidades e usuários”, falou a Secretária.

O Prefeito Humberto Gomes, em sua fala agradeceu a presença de todos que vão participar do evento, entre profissionais de todas as secretarias da administração municipal, representantes de entidades do município e integrantes de projetos, que são desenvolvidos no Município.Destacou a importância da participação dos usuários para melhorar as políticas públicas no desenvolvimento social: “As pessoas têm que ter a oportunidade para saírem da situação de vulnerabilidade social e evoluírem”, disse o prefeito. Ele ainda falou dos recursos que conseguiu destravar e da importância do exercício do controle social na avaliação e na fiscalização da gestão dos serviços, programas, projetos e benefícios da política de assistência social prestados pela rede socioassistencial, que visa a implementação efetiva e a garantia da qualidade à política em questão.

O Secretário de Educação Joaci Campos frisou que o diálogo entre o Poder Público e a sociedade é importante para que os resultados possam ser atingidos. “Toda política é feita com debate, diálogo. E para a construção da política de Assistência Social não é diferente. Então é importante a participação da população ”, disse Secretário.
Durante o evento foram realizadas diversas atividades, dentre elas: Apresentações Culturais, Leitura do Regimento, Apresentação de Ações, avaliação de avanços desde a última Conferência, Trabalho em Grupos, apresentação e aprovação das propostas e plenária final.

A conferência foi um espaço de participação popular, onde foi debatida e avaliada a política de Assistência Social, no intuito de garantir os direitos aos usuários do município, bem como reafirmar o papel da assistência como política pública, objetivando, exatamente, verificar a situação atual e os avanços no Sistema Único da Assistência Social (SUAS), assim como as proposituras e diretrizes, visando ao aperfeiçoamento do sistema.

Foram eleitos:Henrique de Carvalho (representante Sociedade Civil) e Laércio Gomes (representante do Governo) para participar da Conferência Estadual.