Secretários se reúnem com representantes do IBGE sobre a criação do CMGE

Na manhã desta quarta-feira (12) os técnicos do IBGE de Paulo Afonso, estiveram na cidade de Chorrochó em uma reunião para apresentação do Censo Agro 2017 e formação da Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), que auxiliará na divulgação de informações, bem como durante o período da coleta, na busca de informações e apoio para o bom andamento das atividades censitárias.

O Secretário de Administração do Município de Chorrochó Srº Jefferson Alcobaça recebeu  no gabinete o Srº Clebson Santos Brito coordenador de subárea do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Secretário de Agricultura Oscar Araújo, Presidente do STR Srº Israel da Cruz e o técnico agrícola Srº Ozinaldo.

Os técnicos fizeram uma breve apresentação do censo, divulgando também o questionário que será aplicado nos estabelecimentos agropecuários de todo o país a partir do dia 1° de outubro. Eles explicaram que o objetivo dessa coleta de dados é investigar a produção agropecuária do Brasil e não as propriedades.Também explicou sobre as atividades da CMGE e quem compõe a Comissão.

O Secretário Municipal de Agricultura Oscar Araújo destacou que o resultado do Censo Agro, trará dados importantes para o desenvolvimento do setor, balizando a tomada de decisões do setor público e privado, bem como contribuirão para a criação e implementação de novas tecnologias e investimentos voltados à produção agropecuária.

Segundo o Secretário de Administração Jefferson Alcobaça, esse é um trabalho que interessa muito ao Município. “Identificar os nossos produtores, que ajudam a desenvolver a agricultura no município, são dados relevantes para que possamos direcionar as nossas políticas públicas com mais efetividade”, explicou o Secretário. Além do trabalho local dos agentes, a administração Municipal, vai ceder uma sala junto a Secretaria da Agricultura com acesso a internet para a realização do trabalho.

A intenção do IBGE nesse Censo Agro é que diferentemente de outras edições, o trabalho e divulgação de dados seja mais rápida, já que a pesquisa será realizada totalmente de forma digital. As coletas iniciam no dia 1° de outubro de 2017 e finalizam no dia 28 de abril de 2018. A expectativa é que os dados preliminares da pesquisa sejam divulgados já no mês de abril.

Nesse primeiro momento a grande preocupação do IBGE é em orientar os produtores para a importância do Censo Agro, já que sua última edição foi pedir para que os produtores recebam os agentes censitários em suas propriedades e respondam o questionário, sem receio algum, já que não se trata de fiscalização, mas sim da coleta de informações ligadas à produção.