Secretários e Conselheiros participam da Reunião descentralizada do CECA em Juazeiro-BA

O secretário de administração Jefferson Alcobaça, Presidenta do CMDCA Roberta Nalline e as Conselheiras tutelares Mirivânia, Josileide e Eldiana participaram da reunião descentralizada do CECA, nos dias (29 e 30), onde foi realizado no auditório do instituto Federal da Bahia (IFBA) a 3ª reunião descentralizada do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CECA). O evento discutiu avanços e dificuldades encontradas na efetivação das políticas públicas para crianças e adolescentes e contou com a participação do secretário de Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia, Carlos Martins, conselheiros de Direito e demais atores do Sistema de Garantia de Direitos, envolvendo municípios dos Territórios do Sertão do São Francisco, Piemonte do Itapicuru, Irecê e Itaparica.

A abertura da reunião contou com a apresentação da Trupe Novo Ato-Contadores de Histórias, formada com adolescentes do bairro Piranga. O espetáculo trouxe uma breve história do Rio São Francisco e lendas locais, encantando a todos os participantes.

Para o secretário estadual Carlos Martins esta é mais uma oportunidade de integração dos municípios. “Acreditamos que esta atividade é de fundamental importância para todos os territórios envolvidos, já que possibilita a troca de experiências e integra as ações dos diversos municípios participantes. Muita coisa dá para fazer conjuntamente e não podemos deixar que tudo que foi feito nos últimos anos seja desmontado. O desafio é de todos nós”, declarou o secretário Carlos Martins.

A reunião fez parte das ações do CECA e promoveu uma maior aproximação entre os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos debatendo as diretrizes de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. “Este debate produzido aqui traz grande contribuição para pensarmos o momento atual. Gostaria de agradecer de forma muito significativa todo o apoio dando pelo município de Juazeiro, sem o qual não seria possível realizar este evento”, disse a presidente do CECA, Regina Affonso. Ao final do evento foi produzida, pelos participantes, uma carta dos Territórios de identidade sobre Políticas Públicas para proteção de crianças e adolescentes.