MESA REDONDA: DEBATES E NUANCES SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Na manhã do ultimo dia 30/09/2022 a Secretaria de Assistência Social por meio do CREAS e do CRAS Hilda Graciela realizou uma mesa redonda com o tema central: Debates e Nuances sobre a Violência contra a Mulher. O evento foi realizado na Escola Estadual Maria de Lourdes Lima Pereira no distrito de Barra do Tarrachil tendo por público os alunos do turno da manhã, os profissionais da Escola, as famílias do SCFV, os profissionais do CRAS Hilda Graciela e do SCFV e os profissionais do Creas. A mesa foi mediada pela coordenadora do CREAS Edjane Menezes dos Santos. O objetivo geral da mesa Redonda foi sensibilizar sobre o necessário fim da violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como entender a Lei Maria da Penha, divulgar os serviços especializados da Rede de Atendimento à Mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes. Na ocasião estiveram presentes o prefeito Humberto Gomes, a Secretária de Assistência Social Jane Edla, o procurador do município Paulo Menezes, o diretor da Escola Estadual Tadeu Jakson e os vereadores Samuel Fonseca e Walber Alves. A mesa Redonda contou com a participação dos seguintes profissionais: O Excelentíssimo Sr. Juiz, Dr. Mateus de Santana Menezes que discorreu sobre a função do Poder Judiciário no enfrentamento a Violência Doméstica contra a mulher; o delegado de Polícia Civil Marco Antônio Alves Pereira que falou sobre o atendimento da Policia Civil a mulher vítima de violência; a subtenente da Policia Militar e Comandante da Operação Maria da Penha Elisangela Souza que nos apresentou a temática violência Doméstica – como identificar? A atuação da Operação Ronda Maria da Penha; a Psicóloga Paula Pinheiro da Secretaria de Saúde que discorreu sobre o papel da saúde no atendimento as mulheres em situação de violência e a psicóloga Iaismin Ribeiro do Creas de Chorrochó que apresentou o tema não se nasce homem, torna-se. Após os temas debatidos foi aberto para o público tirar duvidas. Ao finalizar o evento, a adolescente Águeda Lisboa do SCFV declamou o cordel: A lei Maria da Penha de Tião Simpatia. Ressaltamos que consideramos de fundamental importância assegurar espaços de debates, ações de mobilização para fortalecer e consolidar esta grande campanha de enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.