SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZOU A IV- CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

A Secretaria municipal de educação realizou na terça-feira(21/12) a sua IV-Conferencia Municipal de Educação na cidade de Chorrochó-BA. No turno matutino a Conferência contou com a acolhida e participação cultural, solenidade de abertura e composição da mesa, onde esteve presente o Prefeito Municipal de Chorrochó, Humberto Gomes Ramos, a Secretária Municipal de Educação do Município, Silaine Nascimento Ramos, professores, diretores, representantes de pais, alunos e demais representatividades da Comunidade Civil e Escolar, para a IV Conferência Municipal de Educação com a temática “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: Compromisso com o futuro da educação brasileira”.

O tema da IV Conferencia Municipal de Educação orientou o conjunto de suas ações, em relação constitutiva com os seguintes Eixos Temáticos:

I – EIXO II – PNE, Planos Decenais, SNE, Políticas Setoriais e Direito à Educação;

II – EIXO III – Educação, Direitos Humanos e Diversidade: Justiça Social e Inclusão;

III – EIXO IV –Valorização dos/das Profissionais da Educação: Formação Carreira, Remuneração e Condições de Trabalho e Saúde;

IV – EIXO V – Gestão Democrática e Financiamento da Educação: Participação, Transparência e Controle Social.

Ainda no matutino, o Coordenador Pedagógico Esp. Marcelo Lima da Silva – Sec/BA, realizou a Palestra Magna, estabeleceu relação entre os temas da Conferência Estadual e Nacional, respectivamente “Em Defesa da Democracia, da Diversidade e da Educação Pública com a Participação Popular” e “Inclusão, Equidade e Qualidade: Compromisso com o futuro da educação brasileira”. Logo após a Professora Joana Darc da Silva Belfort, fez a leitura do Regimento Geral da IV – Conferência Municipal de Educação – COEED 2022.

E no período Vespertino, aconteceu a Plenária dos Eixos, com debates e construção das propostas de cada eixo que serão enviadas para o Fórum Estadual de Educação. As propostas foram apresentadas, amplamente discutidas por todos e aprovado pelos delegados presentes.

A IV COMED 2021 tem como objetivo ampliar o diálogo de forma representativa, significativa e promover a participação nos processos decisórios na gestão de políticas públicas e, por isso, é tão importante a existência do Fórum para a implementação e execução.