CHORROCHÓ:ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO VÃO PARTICIPAR DO SAEB

Os estudantes da rede municipal vão participar de avaliação do Saeb no período de 29 à 30 de outubro, serão aplicadas provas nas escolas da rede municipal de ensino do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). As provas são direcionadas às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. A Secretaria Municipal de Educação,através dos gestores, coordenadores pedagógicos e professores está envolvida para receber a avaliação externa.

“Além do  5° e 9° ano, também serão realizadas provas por amostra nas turmas de 2° ano do Ensino Fundamental, e também, aplicadas as disciplinas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas nas turmas de 9° ano”, explicou Silaine Nascimento, secretária.

O que é o Saeb ?

O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil. Ou seja, ele avalia a educação nacional em suas diversas esferas.

O resultado dessas avaliações é usado para calcular o Ideb, que também considera os dados de fluxo escolar fornecidos pelo Censo Escolar e consiste, portanto, em um indicador da qualidade do ensino oferecido nas escolas de todo o país.