CHORROCHÓ VIVENCIA A 33ª EDIÇÃO DA FESTA DOS VAQUEIROS

A tradicional festa dos vaqueiros na cidade de Chorrochó foi realizada com enorme sucesso e atraiu centenas de participantes de toda a região. A festa teve início na sexta-feira (26/07) com a abertura oficial da Programação da  33 ª  Festa dos Vaqueiros de Chorrochó-BA. Com a mesma disposição de todos os dias, o vaqueiro inicia sua jornada de trabalho sempre muito focado nas suas tarefas diárias. Transforma as durezas da profissão em cantos e aboios, dando a idéia de que a sua lida é um fardo leve. Por isso esta festa é tão importante para frisar a relevância do vaqueiro na cultura nordestina e chorrochoense.

O Sr.° Prefeito Humberto Gomes Ramos, o Vice – Prefeito Dilan Oliveira, a presidente da Associação dos Vaqueiros de Chorrochó, Marina Araujo, o  Diretor de Cultura, Oscar Araujo de Souza, Secretários Municipais como: Nicélia Fonseca de Souza (Assistência Social), Silaine Nascimento, (Educação), Sheila Araujo (Saúde), Jefferson Alcobaça (Administração), Oscar Araujo  (Agricultura), além de  Vereadores e a população se fizeram presentes para abrir oficialmente o circuito da vaquejada. O Prefeito Humberto Gomes entregou a chave da cidade ao vaqueiro Domingos Barbosa da Silva e a Presidenta da Associação dos Vaqueiros Marina Araújo. Em seguida teve inicio as apresentações da 1ª MOSTRA CULTURAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL, que teve por tema história contos e vaquejada.

No sábado o almoço, foi servido para os presentes, por volta das 16h teve início ao desfile dos vaqueiros encourados e fila dupla pela principal rua da cidade, puxado por um trio elétrico com aboiadores onde seguiram para o patamar da Igreja do Senhor do Bonfim em seguida aconteceu à celebração da missa do vaqueiro onde o altar é rústico, ao ar livre.O padre celebra do chão e o sermão é feito no mais simples linguajar.Os participantes espalhados pela localidade vestem-se de couro da cabeça aos pés e assistem à cerimônia montados em seus cavalos.Na comunhão, em lugar da hóstia recebe-se farinha, queijo e rapadura.No ofertório, depõem-se ao pé do altar gibões, relhos ou berrantes. Essa é a liturgia da Missa do Vaqueiro.

Prestigiado por personalidades importantes da política e da cultura local e regional a Festa dos Vaqueiros de Chorrochó é um evento que transborda elementos da cultura regional e constitui destino de grande interesse para quem deseja conhecer de perto e vivenciar as tradições e os hábitos da vida dos vaqueiros e dos sertanejos de uma forma geral.

SHOWS.

Durante os três dias do evento, a cidade recebeu os shows de Devinho Novaes, Unha Pintada, Thulio Milionário, Rafa Vaqueiro, Niedson Vaquejada, Fabinho Diniz, Lívia Gonçalves e Francisco Nery.

As noites da festa ficaram por conta da CRC PRODUÇÕES em nome do empresário Oscar Araújo que com nomes renomados no cenário do topo da música nacional tais como Devinho Novaes, unha pintada e Thullio milionário e artistas regionais como Niedson vaquejada, Francisco Nery, Fabinho Diniz e Rafa vaqueiro fizeram dessa festa uma das maiores festas de todos os tempos, com o parque lotado no sábado a banda unha pintada levou o público ao delírio e com um gostinho de que valeu a pena e que venha 2020.

CORRIDAS DE PRADO

A grande corrida de prado na Fazenda Santa Helena foi realizado com sucesso e contou com a presença dos Vaqueiros da região e a população.Organização foi de Cosme dos tratores e família e Oscar Araújo.Confira os nomes dos vencedores.

Mestiço grande
Lio Petrolina 1°
Gordo Santa Maria 2°

Mestiço pequeno não teve disputa