Secretaria de Saúde atende Mulheres no rastreamento do câncer de mama.

0

Pensando no bem estar da mulher, a Prefeitura Municipal de Chorrochó através da  Secretaria  Municipal de saúde de Chorrochó,em parceria com a Secretaria de saúde do Estado promoveu o mutirão de rastreamento do câncer de mama do “Programa itinerante Saúde sem Fronteiras”,nos dias 25 à 29 de maio onde realizou 452 exames de mamografias nas mulheres de todo o Município. A comunidade feminina da sede e dos povoados de Várzea da Ema,Caraíbas,São José, e Barra do Tarrachil foram beneficiadas nesta ação que possibilitou o rastreamento precoce desse câncer tão comum no Brasil, por isso a importância de descobrir o quanto antes e diminuir a taxa de mortalidade.A ação teve como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer e foi voltada apenas para mulheres com idade entre 50 e 69 anos.

Os exames foram realizados na unidade móvel equipada com aparelhos para mamografia digital. As mulheres contempladas foram selecionadas através de agentes comunitários de saúde e atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.

De acordo com o prefeito Humberto Gomes, a ação mostra a preocupação do governo municipal em prestar serviços de prevenção às doenças. “Todos sabemos que quanto mais cedo for feito o diagnóstico das doenças, maiores as chances de cura. Por isso investimos na prevenção e na melhoria da qualidade de vida da população”, destacou o prefeito.

O prefeito Humberto Gomes compareceu na manhã deste sábado (25/05) no centro paroquial, juntamente com a Secretária de Saúde, Sheila Araújo, na abertura dos trabalhos de rastreamento do câncer de mama no município.

O programa ofereceu exames de mamografia gratuitamente. As pessoas que teve direito aos exames são mulheres residentes no município que tem entre 50 e 69 anos.A unidade móvel ficou disponível para a população de frente a centro paroquial onde serviu também como ponto de apoio. A ação teve o objetivo de chamar atenção das mulheres para a importância do diagnóstico precoce e o início rápido do tratamento do câncer de mama. Foram atendidas 452 mulheres nesses dias. Além dos exames, foram oferecidos palestras por profissionais da saúde e orientações de saúde em vídeo no telão,aferição da pressão,espaço beleza,saúde e Cras.

Toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, UBS,CRAS, Assistência Social,NASF,CREAS,PELC e os Agentes Comunitários de Saúde deram todo apoio  ao evento, na parte de atendimento,orientações e acolhimento.

https://www.facebook.com/edilsomoliveiral/media_set?set=a.2722405267773746&type=3

 

Para a secretária de saúde Sheila Araújo“Essa iniciativa trouxe muita comodidade para as mulheres realizarem exames próximos de casa, pois a distância muitas vezes é empecilho e dificulta o nosso trabalho de rastreamento.Essa estratégia irá nos auxiliar no diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama. Nos próximos dias já teremos resultados e os encaminhamentos necessários”, disse a Coordenadora .

Prefeitura Municipal de Chorrochó

“Um novo tempo,uma nova história”

Atualizando……

Compartilhar...
Skip to content