18:Maio:Secretaria de Assistência Social promove campanha de combate à violência sexual infantil no município

Em alusão ao dia 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social por meio dos Equipamentos CREAS, CRAS e Conselho Tutelar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveram ações durante o mês de maio, de prevenção em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nas seguintes Escolas: Escola Municipal Professora Josefa Alventina de Menezes e Escola Municipal Lauro de Freitas  em Chorrochó. As Ações também contemplaram a Escola Municipal Bento Freire de Souza (Barra do Tarrachil), Escola Municipal Favo de Mel (São José), Escola Municipal de Várzea da Ema, e a Escola Municipal Maria Alves de Sá (Caraíbas). As Atividades desta campanha tiveram sua culminância no dia 29 do referido mês com a Caminhada pelas principais ruas de Chorrochó-Ba,com a participação de Profissionais da rede sócio assistencial, professores e alunos da Rede de Ensino Municipal e Estadual, integrantes do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes) e crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. Após a caminhada, foi realizada uma sala de espera sobre a temática do dia 18 de maio, com as mulheres que aguardavam a realização de exame de mamografia na carreta do rastreamento câncer de mama.

O dia 18 de maio foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes em todo território brasileiro. A proposta do18 de maio” é destacar a data para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. É preciso garantir a toda criança e adolescente direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual, bem como, fornecer a este público, informação e ferramentas de autoproteção.

A secretária de assistência social Srª Nicélia Fonseca comentou sobre a campanha “Fizemos uma campanha preventiva durante todo o mês no sentido de proteger nossas crianças e adolescentes contra todo tipo de violência.Mas a campanha continua durante todo o ano.O objetivo da campanha é trabalhar a prevenção através da informação e sensibilizar a população para importância de denunciar casos de violência sexual.É preciso formar uma consciência, através de uma informação educativa, para romper com esse ciclo de violência e proteger meninas e meninos do município Chorrochoense”,destacou a secretária.

Para o Prefeito Humberto Gomes, este tipo de ação é importante para esclarecer toda a comunidade. “É necessário trabalhar esse tema de forma elucidativa.Precisamos esclarecer para os estudantes sobre essas situações e, acima de tudo, informar a importância de denunciar qualquer abuso, a intenção é mobilizar a nossa população a participar dessa luta em defesa da dignidade das nossas crianças e adolescentes, pois nenhuma família está livre de ser atingida por essa situação,portanto é importante a necessidade da população fazer denúncias pelo Disque 100, o serviço é gratuito e sigiloso”concluiu o prefeito