Mutirão de exames está acontecendo em todas UBS do Município de Chorrochó-Ba.

Toda mulher que já iniciou a atividade sexual, independente de idade ou de agendamento prévio e mesmo sem pedido médico, poderá realizar o exame de prevenção do câncer de colo de útero (papanicolau),nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e dos Povoados. Totalmente gratuito.Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, o mutirão tem por objetivo intensificar a coleta do exame preventivo, a fim de detectar precocemente lesões precursoras que não causam sintomas e antecedem o aparecimento do câncer de colo de útero, também chamado de cervical. Quando diagnosticada na fase inicial, as chances de cura da doença são de 100%. O câncer de colo do útero é o terceiro tumor mais frequente entre a população feminina. Aparece atrás apenas do câncer de mama e do colorretal. Além disso, é a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.Para sensibilizar a população a se prevenir contra as doenças, a enfermeira Maraiza Reis , realizou na UBS Dona Lidu mais um mutirão preventivo com as mulheres da microárea da ACS Bruna. Já na sexta-feira(23) no Povoado de Caraíbas a Enfermeira Maraiza Reis juntamente com a enfermeira Tanielle Nascimento,na UBS Satélite Umbelina Araújo realizaram o mutirão onde orientou sobre a importância do exame, prevenção do câncer do colo do útero e câncer de mama.

Atenção mulheres: Se vocês estiverem com seu preventivo atrasado procure sua unidade de saúde e faça seu agendamento! Previna-se contra o Câncer do Colo do útero.