CHORROCHÓ É CONTEMPLADA PELO CBHSF COM O PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO

O prefeito Humberto Gomes Ramos juntamente com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente,Oscar Araújo,estiveram na cidade de Lagoa Grande-PE,participando da solenidade de entrega do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e receberam o produto final do projeto. Os municípios de Chorrochó,Abaré,Macururé e Lagoa Grande (PE),receberam através dos seus representantes o PMSB, instrumento financiado integralmente pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Elaborado pela empresa Envex Engenharia, contratada pelo CBHSF para elaboração, os planos diagnosticaram problemas praticamente semelhantes nos quatro municípios, apontou para as soluções que devem ser adotadas pelos gestores de curto a longo prazo. Para isso, cada município, poderá de posse do Plano e após aprovação das Câmaras Municipais de Vereadores de cada cidade, tornando o documento em Lei angariar recursos com as instâncias competentes para sanar os problemas evidenciados pelo relatório.O planejamento apresenta o diagnóstico do saneamento básico nos municípios e estabelece ações viáveis e estruturantes para o abastecimento de água em quantidade e qualidade; esgotamento sanitário; coleta, tratamento e disposição final adequada dos resíduos e limpeza urbana; e drenagem das águas pluviais. O plano atende a perspectiva dos próximos 20 anos, com revisão a cada 4 anos.