Secretarias promovem ações no mês de prevenção ao suicídio-Setembro Amarelo

0

A Prefeitura de Chorrochó,através das Secretarias de Saúde,Educação e Assistência Social,realiza durante esse mês,programação voltada ao “Setembro Amarelo”.Durante este mês,várias ações serão desenvolvidas em todo município,nas escolas municipais,estaduais,nas ruas da cidade,Povoados e em órgãos públicos com objetivo de prevenção ao suicídio.

Segundo a Secretária de Assistência Social Nicélia Fonseca, mesmo o município de Chorrochó não apresentando um grande número de vítimas, nesse sentido, porém, alguns casos detectados pela saúde municipal, requerem a atenção de todos. “Vamos trabalhar esse tema junto a população do município, para alertá-la sobre a importância da vida.

Outra preocupação da Secretária é em relação às pessoas que tentam suicídio em casa e a família não procura ajuda. “Muitas vezes, por vergonha do vizinho comentar, para a população não tomar conhecimento. Com esse abafamento (sic), só piora o problema”, observou.

Nicelia ainda fez um apelo, “a gente pede a quem souber de alguém que esteja nessas condições, com pensamentos suicidas que informe aos profissionais de saúde do município. Todos nós, enquanto cidadãos, temos esse papel de ajudar o próximo. Seja um amigo, parente, vizinho que apresente algum indício de que não esteja bem. Uma das formas de ajudar é conversar, ouvir e conduzir a pessoa a um profissional especializado. O agente de saúde de sua rua, por exemplo, pode fazer esse papel,ele vai levar o caso a enfermeira, que por sua vez saberá conduzir à situação.Na atenção básica,CRAS,CREAS,Conselho Tutelar ou no Hospital, todos profissionais estão preparados para lidar com essa questão”, completou.

A Secretária aproveitou a oportunidade para fazer um convite a toda população Chorrochoense para participar de nossas ações, nesses dias, como forma de nos conscientizarmos para a gravidade do problema. A união de todos é importante para combater esse mal. Afinal, juntos, somos mais fortes e falar é a melhor solução.”, concluiu.

Prefeitura Municipal de Chorrochó

“Um novo tempo,uma nova história”

Compartilhar...