Secretaria de Saúde abre a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Chorrochó-BA

A Secretaria Municipal de Chorrochó, por meio da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Coordenadoria de Atenção básica promove entre os dias 1º a 8 de agosto, uma série de atividades alusivas a Semana Mundial de Aleitamento. As ações têm como foco à prevenção a todas as formas de desnutrição, a garantia da segurança alimentar. Na manhã desta quarta-feira(1/08)a equipe formada pelos profissionais Lis Possidônio nutricionista, Gutemberg psicólogo do NASF,Lilian Graciele assistente social e Monique Fonseca Fisioterapeuta,abordou,algumas mulheres na feira livre informando sobre a importância da amamentação.

Entre os benefícios do aleitamento materno para o bebê estão a redução da obesidade, do diabetes, dos problemas gastrointestinais e alergias. Durante toda a semana será serão distribuídos folhetos informativos e realizadas palestras em todos os PFS do município.

A secretária de Saúde, Sheila Araújo, lembra que o leite materno é o alimento mais completo e perfeito para o bebê. “A Organização Mundial de Saúde recomenda que o bebê receba somente esta fonte de alimento até os seis meses de idade e que até os dois, a amamentação seja combinada com outros alimentos, como frutas e legumes”, comentou.Segundo a coordenadora de atenção básica Natália Fonsêca,durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades nas unidades de saúde em todo município chorrochoense. “Nossa meta é fortalecer a prática do aleitamento materno exclusivo, disse a coordenadora, lembrando que em um mundo cheio de desigualdades, a amamentação é o alicerce da boa saúde ao longo da vida”.

Os bebês até os seis meses de idade devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Após essa idade, deverá ser dada alimentação complementar apropriada, mas a amamentação deve continuar até o segundo ano de vida da criança ou mais.

Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é importante tanto para o bebê quanto para a mãe, pois, auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. E, além das questões de saúde, a amamentação fortalece o vínculo afetivo entre mãe e filho. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.