ACS EM AÇÃO: Equipe do PSF Sede em parceria com o NASF realizam evento em feira livre sobre o combate a tuberculose

Na manhã da ultima quarta-feira (21), a equipe PSF Dona Lidu em parceria com o NASF realizaram em feira livre na cidade de Chorrochó mais um evento. Dessa vez o tema abordado foi tuberculose, a cor da camisa escolhida como farda foi o preto em luto pelas morte que a doença ainda causa no Brasil.

A equipe orientou pessoas em bares, lojas, mercado e feira livre, em alguns momentos foram formada rodas de bate papo com adolescente e adultos para falar sobre os riscos, sintomas, causas e tratamento da doença.

“Essas ações sobre tuberculose estão ficando rotineiras, é uma forma importante de sempre está focando e debatendo o assunto com a comunidade.” Disse Edimar Carvalho. Cada membro da equipe explicou para população detalhes sobre o tema abordado. Lis Nutricionista, Monique Fisioterapeuta, Psicólogo Gutemberg e os ACS Roseane, Bruna e Edimar. A responsável pela coordenação da atividade foi a ACS Lucas Maria. A Nutricionista do NASF adorou a parceria e disse que foi muito importante fazer parte desse evento, foi muito proveitoso abordamos diversas pessoas de várias faixa etária. As ações em feira livre da equipe tem um roteiro traçado dos temas a serem abordado todos os meses pela enfermeira Maraiza Reis.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).
Por Edimar Carvalho Equipe PSF Dona Lidu