Chorrochó participa da campanha nacional contra hanseníase e verminose.

A enfermeira da UBS Procópio Ferreira Barbalho, Nayara Santana, e a Coordenadora da Atenção Básica, Natália Fonseca, participaram da reunião sobre a V Campanha Nacional Hanseníase e Verminoses, em Paulo Afonso. A campanha acontecerá em todas as escolas, para as crianças de 5 a 14 anos, até Junho/2018.

A  V Campanha Nacional de Hanseníase e verminoses, ocorrerá no primeiro semestre do ano letivo de 2018, em escolas públicas de municípios de brasileiros com vulnerabilidade social e elevado risco de adoecimento para esses doenças.

Em Chorrochó, a campanha do Ministério da Saúde é coordenada pela Coordenadoria de atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde. Para esclarecer sobre a cura, ensinar a se proteger dessas doenças e auxiliar na identificação de sinais e sintomas, estudantes de escolas públicas, de 5 a 14 anos,são o público-alvo da iniciativa. Durante a campanha, será realizada busca ativa de casos novos de hanseníase, tratamento coletivo para as verminoses e exames para detecção e tratamento do tracoma, favorecendo o diagnóstico precoce e o tratamento imediato.

O prefeito Humberto Gomes destaca a importância da integração entre atividades de saúde e educação. “É fundamental envolver a escola em campanhas de saúde porque, com o envolvimento da escola, é possível atingir um público ainda maior, que muitas vezes não tem acesso a certos procedimentos ou não sabe que tem direito a eles. A presença das equipes de Saúde da Família nas escolas fortalece essas ações”, afirmou o prefeito.

A campanha tem como objetivo proteger as crianças contra a hanseníase, verminose e tracoma. Durante a realização da mesma os alunos são medicados contra vermes e examinados. “Esta é uma campanha preventiva, que tem o objetivo de garantir o diagnóstico precoce em caso de suspeita de hanseníase e evitar casos de verminose com a medicação em dose única, protegendo a criança. Há ainda ações educativas”, explicou a coordenadora de atenção básica Natália Fonseca.

De acordo com o a secretária de Saúde, Sheila Araújo, a campanha será desenvolvida em todas as escolas da rede municipal e estadual com estudantes na faixa etária determinada pelo Ministério da Saúde. “Os pais dos alunos terão de autorizar a realização desses procedimentos”, explicou o titular da pasta, informando que todas as escolas instaladas no município serão atendidas.