Secretária de Assistência Social participa do Programa Mais Infância em Salvador-BA

A secretária municipal de assistência social do município de Chorrochó Srª Nicelia Fonseca participou do encerramento das atividades do Programa Mais Infância, iniciativa das Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), em 2017, onde lotou o auditório do Senai Cimatec, em Salvador, na ultima terça-feira (5/12). Centenas de pessoas se uniram à primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, durante o 1º Seminário Estadual do Mais Infância, para discutir as ações realizadas neste ano e também as que serão implementadas em 2018, fortalecendo a rede de proteção à criança no estado. “Encontros como esse são únicos, por que unem pessoas e fazem com que tenhamos a certeza de que podemos minimizar dores e dificuldades atuando em conjunto”, destacou a secretária Nicélia Fonseca ao comentar sobre a importância de eventos como o seminário para a integração dos municípios em torno de atividades voltadas ao desenvolvimento social. Após o encerramento do seminário a secretária tirou fotos com o Governador Rui Costa, Aline Peixoto e Olívia Santana.

Palestras

Ao longo de todo o dia, no Senai Cimatec, palestrantes abordam o tema da infância em diversas vertentes. Entre os convidados estão as professoras Maria Thereza Marcílio, representante da Rede Nacional Primeira Infância, e Tânia Zagury, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro da Academia de Letras Carioca, além de autora de diversos livros sobre educação e comportamento de pais e educadores.

Para o representante da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia, Marcel Mariano, a iniciativa é um ponto de partida para novas ações. “Vamos colocar toda a estrutura da Comissão da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça à disposição das Voluntárias Sociais. Dessa parceria podem surgir ações para ajudar as famílias carentes que estão fora do mercado de trabalho, auxiliar o menor infrator que se envolveu com as drogas ou com os crimes, e também auxiliar as crianças na alfabetização, na saúde, na escolarização e na segurança”.

De acordo com a promotora de Justiça Cíntia Guanaes, a parceria para a prevenção é essencial. “A gente previne para que não se chegue à precarização dos direitos e garantias das crianças. Esse trabalho junto com as Voluntárias Sociais é fundamental pela capilaridade. Ele faz com que as ações cheguem mais às pessoas e a gente evita que depois, já com prejuízo da infância, seja necessária uma judicialização”.