Secretaria de Saúde realiza ações de prevenção ao câncer de próstata

Na tarde desta terça-feira, a equipe do NASF E ESF realizaram diferentes ações voltadas para a saúde masculina na Unidade de Saúde da Família Procópio Ferreira Barbalho, do povoado São José, entre elas rodas de conversa, orientações e sensibilização.
Foi abordado os aspectos e fatores de riscos do câncer de próstata, pela Enfermeira Nayara Santana, justamente pela incidência alta do mesmo no povoado. A Nutricionista Lis Possidônio esclareceu dúvidas e falou sobre a relação da alimentação com o aparecimento e controle de diabetes e hipertensão enquanto a Cirurgiã Dentista  Maria Janete fez duas dinâmicas sobre mitos, verdades e dúvidas odontológicas. Por fim, a Fisioterapeuta Monique Fonseca completou a atividade realizando um alongamento, relacionando a importância dessa prática na rotina daqueles homens presentes, visto que muitos trabalham com coisas pesadas que forçam a musculatura do corpo. No final, o encerramento ocorreu com sorteio de brindes, um lanche e o “mini” torneio de dominó, super acirrado, que vem se tornando tradição nas atividades da Unidade de Saúde.

Homens a partir dos 45 anos são o foco da campanha “Novembro Azul”, que chama a atenção para a importância de ir ao médico regularmente para cuidar da saúde e prevenir o câncer de próstata, o segundo câncer que mais mata homens no Brasil.