Secretaria de saúde realiza vacinação de cães e gatos na cidade de Chorrochó

A Prefeitura de Chorrochó, por meio da Secretaria Municipal de Saúde ,através do setor de Vigilância sanitária (divisão de Controle de zoonoses),promoveu neste domingo(08) a continuação da vacinação antirrábica. Foram vacinados dezenas cães e gatos no posto na secretaria de saúde. O objetivo da campanha foi imunizar os animais contra a raiva, doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

É importante ficar alerta aos sinais da doença nos animais. Entre os sintomas mais comuns, está a intolerância à luz, agressividade, salivação excessiva e paralisia da face. Em casos de agressões de animais (cães, gatos ou outros potenciais transmissores da raiva) a pessoa deve lavar o local do ferimento com bastante água e sabão e, em seguida, procurar o Centro de Saúde mais próximo à sua casa para que seja feita a limpeza criteriosa da lesão e avaliada a necessidade de administração da vacina, associada ou não ao soro ou imunoglobulina humana antirrábica e iniciar a observação do animal.