Prefeitura realiza a V Conferência Municipal de Saúde

Nesta quinta-feira (27) a Prefeitura Municipal de Chorrochó, através da Secretaria Municipal de Saúde realizou-se a V Conferência Municipal de Saúde, com o objetivo de avaliar as ações de saúde e propor metas para a consolidação do Sistema Único de Saúde em nosso município. O TEMA da Conferência foi: “ATENÇÃO PRIMÁRIA PORTA DE ENTRADA DO SUS

O principal objetivo da Conferência no primeiro ano de gestão é a formulação do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. A Conferência teve início às 09:30 com cerimonialista do evento dando as boas vidas ao público e fazendo uma explanação sobre a importância do Sistema Único de Saúde em âmbito federal, estadual e municipal, logo após houve o convite para composição da mesa, esta foi composta por autoridades presentes além do Prefeito e Secretária Municipal de Saúde. O Prefeito Humberto Gomes, agradeceu a participação dos presentes e reafirmou o compromisso de manter o bom funcionamento das unidades, mesmo em meio à crise financeira que o país vive e já prevê a diminuição do recurso da Saúde para o ano de 2018. Na oportunidade o Prefeito agradeceu aos profissionais de saúde do município por trabalharem com dedicação e amor, fazendo sempre o melhor para atender a população.

A conferência proporcionou aos participantes uma troca de experiência que será transformadora na prática do pensar em saúde, no conceito mais amplo da palavra. Ou seja, saúde como qualidade de vida. A participação da população Chorrochoense foi boa, tornando a conferência democrática e significativa, pois todos os participantes permaneceram até o final, propuseram novas ideias, questionaram quando preciso e sugeriram novas ações para fortalecimento da atenção primária no município. É importante ressaltar que através das conferências os usuários participam da formulação dos programas, estratégias e leis, pois os temas e as propostas levantados são levados às instancias maiores para reformulação em prol da melhoria dos serviços do sistema único de saúde (SUS).

Em seguida, o evento foi abrilhantado com as palavras da Secretária de Saúde, a mesma agradeceu ao Prefeito pelo o compromisso com a saúde dos Chorrochoenses e agradeceu a cada categoria pela presença, em especial a sociedade civil. Informou que as unidades de saúde da família estão sendo reformadas a fim de melhorar a qualidade do serviço ofertado, melhorando as condições da estrutura física para melhor atender o usuário do SUS. Relatou os problemas que envolvem os recursos destinados à saúde e sobre o funcionamento do SAMU- Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Em especial, falou sobre os problemas do Tratamento Fora de Domicílio- TFD em relação ao custeio. Em seguida a palavra foi franqueada a mesa, onde o vereador Noélio argumentou sobre a participação popular dentro do SUS e sobre a importância da formulação das propostas para o plano.

A coordenadora da Atenção Básica, falou sobre o congelamento dos recursos destinados à saúde que vai acontecer nos próximos 20 anos. Falou sobre o momento importante que a Política Nacional de Atenção Básica está sendo discutida e uma sua possível reformulação.

A leitura do Regimento Interno foi realizada e o mesmo foi apreciado e aprovado pela plenária. Às 10:30 hs a palestrante Alderisa Leite deu inicio a palestra com o tema “Atenção Primária Porta de Entrada do SUS”, em seguida a palavra foi aberta aos participantes, onde foi iniciada um debate sobre alguns problemas de saúde, as divisões dos grupos foram feita, dividindo-se em 04 eixos: 1º- Saúde da Criança e do Adolescente e Rede de Saúde e Atenção Especializada; 2º- Saúde da Mulher e Participação e Controle Social; 3º-Saúde do Idoso e Prevenção e Promoção da Saúde, e inclusão social; 4º- Saúde do Homem e Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária).

Às 14:00 hs, o relator de cada grupo fez a explanação das propostas, onde as mesmas foram discutidas e votadas pelos delegados. Por fim o cerimonialista agradeceu a participação de todos nesta tão importante conferência do primeiro ano de gestão, dando assim por encerrada a V Conferência Municipal de Saúde 2017. A conferência contou com presenças do Prefeito,Procurador Municipal Drº Paulo de Lamartine, Representantes do Poder Legislativo Municipal, Secretários (as) municipais, Moradores, representantes das Associações, Pastorais, Igrejas, Assessoria de Comunicação,Servidores da saúde e Sindicato de Trabalhadores.

“Um novo tempo, uma nova história”