Secretaria de Agricultura de Chorrochó participa do II Encontro Estadual do Programa Água Doce

Secretaria Municipal de Agricultura de Chorrochó participa do II Encontro Estadual do Programa Água Doce.

O evento foi realizado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), nesta ultima quarta-feira (26), no Auditório da União dos Municípios da Bahia – UPB, reunindo 37 municípios do semiárido baiano, entre prefeitos, secretários municipais e assessores, representantes de comunidades rurais e as coordenações nacional e estadual do programa.

O evento contou com a participação do secretário municipal de agricultura Oscar Araújo, do diretor de Revitalização de Bacias Hidrográficas e coordenador nacional do Programa Água Doce, da Secretaria Nacional de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Renato Ferreira, que lembrou que o objetivo do encontro é a aproximação com os novos prefeitos para firmar a parceria institucional entre Governo Federal, Governo Estadual, prefeituras e comunidades na gestão dos sistemas.

“Em maio, será lançado o edital da 2ª etapa do programa, que irá atender a mais 150 comunidades. E até o final do ano, esperamos lançar o restante, chegando a 51 municípios”, sinalizou o superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Aderbal de Castro, que no evento representou o secretário do Meio Ambiente, Geraldo Reis. O termo de referência para a segunda etapa está em fase de conclusão pelo MMA, com recursos garantidos.

O superintendente ressaltou que a implantação da política “é uma imensa responsabilidade, pois de cada oito poços analisados, apenas um tem características adequadas para ingressar no programa”, disse. Os critérios técnicos incluem a vazão do poço, a localização em área pública e a qualidade físico-químico da água.