Informe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Chorrochó-BA

Em reunião com Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco – CBHSF onde estiveram os membros da Câmara Consultiva Regional do Submédio SF – CCRSMSF, a sec. de agricultura e meio ambiente de Chorrochó-BA, buscou se inserir na conjuntura das ações do CBHSF, em diálogo com o comitê, percebemos a importância da aproximação do município para discutir inúmeras questões ambientais que possam serem solucionadas através do CBHSF. Atualmente o comitê dispõe de mais de 48 milhões de reais, para serem investidos em projetos de cunho ambiental, nas cidades da bacia do São Francisco, são projetos de adutoras como no caso de Floresta-PE que foi contemplada, pontes e passagens molhadas, resíduos sólidos, saneamento básico entre outras iniciativas.

Nesse sentido, em concorrência com outras cidades da bacia, Chorrochó venceu para sediar um seminário técnico em outubro, organizado dentro das ações previstas pelo CBHSF, o tema ainda será estabelecido, mas o evento será de grande porte e contará com todos os membros do CBHSF, palestrantes de renomes nacional, CHESF, IPA, IRPAA, Secretaria de Meio Ambiente de Juazeiro-BA, AGENDHA, CODEVASF, EMBRAPA, UNIVASF, EMBASA, GOVERNO DA BAHIA, representantes das demais cidades de toda bacia do são Francisco, povos tradicionais e indígenas e ONGs.

A Prefeitura de Chorrochó-BA através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente buscará recursos necessários junto ao CBHSF, para fortificar todo o território de Itaparica, tamanho a magnitude e importância do evento. Por fim, será divulgada a diante a organização desse grande encontro que iremos sediar.

Oscar Araújo
Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente